domingo, 28 de outubro de 2012

Nino Negri Le Tense - Sassella ... Italiano com personalidade...

A data exata era 05 de setembro de 2012 ... depois de assistir um programa de televisão onde a receita era uma pizza para fazer em casa em menos de 30 minutos...
Eu nunca tinha feito pizza na minha vida, mas achei que era o momento de tentar... e para acompanhar, deveria provar algo inédito até então ...

Escolhi a dedo uma das minhas garrafas que foram recomendadas pelo dono de uma "enoteca" na Itália ... na época ele tinha feito para mim uma seleção de vários vinhos de diferentes regiões e este vinho da Nino Negri foi o escolhido para acompanhar esta "experiência" gastronômica.

A vinícola Nino Negri se localiza no norte da Itália, mais precisamente na província de Sondrio, ao norte do lago Como ... com mais de 100 anos de história ... a uva predominante nesta vinícola é a Nebbiolo. Esse era o motivo de tanta expectativa de minha parte, já que é a uva do meu vinho predileto (o rei dos vinhos, Barolo) ...

Este Le Tense era um 2008 que na Itália teve o custo aproximado de 12 Euros ...

Degustamos as primeiras taças com um aperitivo a base de 2 tipos de linguicinhas de Blumenau (uma picante e uma de boi) e uns pepinos em conserva.

A primeira impressão foi muito positiva ... bem cheiroso e com um sabor persistente na boca. Em nenhum momento se mostrou desequilibrado e confesso que poderia ter sido até tomado sem acompanhamentos de tão macio (entenda desequilíbrio como aquele vinho que não desce redondo ou que precisa de água a todo momento para facilitar a sua degustação ... hehehe...).

Estava curioso para ver como seria a combinação com a minha pizza caseira. Ingredientes para massa no processador era hora de começar a prepará-la. Esta foi uma pizza que se faz na frigideira, coloca-se o recheio (tudo isso na boca do fogão) e depois para gratinar no forno...
Fiz uma base de molho de tomate, alho, manjericão e azeite de oliva ... recheio de queijo mussarela, linguiça Blumenau, azeitonas pretas, manjericão e uma cobertura de queijo montanhês aviação ralado. Depois de pronta, servida um bom azeite de oliva da Toscana ... show de bola...
Só não foi em 30 minutos porque a degustação desse clássico foi um pouco mais duradoura...
As fotos falam por si só...

O vinho e pizza tiveram uma combinação que fazia tempo que não tinha... comemos a pizza toda e bebemos a garrafa inteira... que maravilha...

Resumo da noite: este Nino Negri não pode faltar na minha adega ... altamente recomendado...

Detalhe da garrafa, taça e rolha...

Uma idéia do aperitivo...

Preparando a massa ... (pela minha inexperiência, deu trabalho ... hehehe...)

Finalizando com um "montanhês aviação"...

Saindo do forno ... que maravilha...

Pronta para ser servida ... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário