sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Zisola 2008 ... Um "grande" vinho Siciliano ...

Confesso que quando peguei na mão esta garrafa um pouco "menor" que o padrão das garrafas, meio "bojudinha" fiquei desconfiado ... ainda por se tratar de um vinho da Sicilia ...
A data era 06 de Setembro de 2012, véspera de feriado da Independência do Brasil ...
Neste dia nossa diarista tinha preparado uma carne de panela ímpar e quando cheguei em casa decidi que era hora de provar este vinho de garrafa "estranha" ...

Esta carne de panela é uma das minhas preferidas ... coisa simples, acém com muito tomate, cebola, temperos e cozimento, cozimento, cozimento... até a carne começar a desfiar e o molho ficar com uma consistência vermelho escuro e suculento... perfeito para combinar com uma massa de boa qualidade e um vinho ... tudo regado a um azeite de oliva Toscano...

Vamos ao vinho ...  (sempre fazendo a minha análise de um "leigo" no assunto ... hehehe...).
Este é um vinho feito pela família Mazzei, composto da uva Nero d'Avola ... A propriedade se localiza no sudeste da Sicília  muito próxima a cidade de Noto.
Minha lembrança de produtos da Sicília são sempre paladares "frutados" e intensos. Seus azeites de oliva são marcantes e bem fortes ...
Na taça uma coloração bem escura, denso ... muito bacana...
Bem cheiroso...
Desde o primeiro gole se mostra muito equilibrado e com sabor de "quero mais" ... não é enjoativo ...
O gosto é único e marcante. Nunca tinha provado um vinho com esta uva e com essas características.
Brinquei com minha esposa que tinha algum gosto marcante de uma fruta que eu achava que era ameixa. Ela ficou tirando sarro e diante disso pesquisei na internet e constatei que estava certo... portanto, até para um leigo como eu o gosto da ameixa se faz presente e fácil de detectar.

Acompanhando a massa com carne de panela o vinho não sofreu alterações ... continuou com o mesmo gosto e não houve "conflito" de paladares.

O resumo final foi tão positivo que tomamos toda a garrafa naquela noite ...
É um vinho que recomendo e preciso adquirir mais alguns para minha adega (já que aquele era o único).

Venho informar que os próximos "Posts" serão dedicados e relatar as experiências gastronômicas e etílicas que tivemos na Itália, mais especificamente Piemonte e Toscana ...
Detalhe do Zisola

Pronto para Iniciar a degustação...

Massa com Carne de Panela e o detalhe do Azeite Toscano...

Nenhum comentário:

Postar um comentário