domingo, 22 de janeiro de 2012

Villa Francioni - Chardonnay Lote II - Sábado foi dia de estréia ...

Como não poderia ser diferente, quando ficamos sábado em casa, sempre fazemos algo especial para comer e procuramos tomar algo mais especial ainda.
Quando o Açougue do Toninho em Floripa começou a vender os vinhos da Villa Francioni a gente não acreditava muito no custo x benefício (preços comparáveis a bons vinhos importados) mas fui convencido depois de tantos elogios por parte dos amigos a adquirir este Chardonnay. Em Setembro acabei comprando 3 garrafas.
Ontem, diante de um cardápio fantástico preparado por minha esposa, resolvi abrilhantar o jantar abrindo a primeira "preciosidade" da Villa Francioni ... o Chardonnay Lote II ...
Jantamos um purê de Batatas, um filé de Salmão grelhado com um molho de camarão.





Outro ponto alto do jantar foi a abertura de um azeite Italiano "Petra" (da região de Livorno na Toscana) adquirido em Julho/2011 em uma das minhas viagens e que há tempos estava esperando para ser degustado. Azeite de oliva é outra das minhas paixões ...
Vamos ao vinho ... tirei ele da adega a 13º e como estava um pouco quente em casa, coloquei o vinho em um balde com gelo e água. No meu paladar deixa um "frescor" ótimo para o verão.
A coloração e o perfume no copo são únicos ... (não tenho tanta experiência assim, mas devo ter tomado uns 5 diferentes "Chardonnay" em toda a minha vida) ... o gosto é muito bom e como diz minha esposa "não tranca nada na boca", ou seja, desce redondo.
Na combinação com o salmão o vinho se mostrou (pelo menos para mim) com o mesmo paladar que durante o aperitivo.
Apesar de ter um custo relativamente alto é um vinho que deixou uma impressão positiva para mim. (ainda bem que tenho mais 2 na minha adega). Com certeza recomendo.

2 comentários:

  1. Eu também sou louco por azeites!
    Esse aí. só pela garrafa, já faz qualquer aficcionado levantar as antenas.

    Parabéns pela iniciativa do Blog.
    Abs

    ResponderExcluir
  2. Sabe que iniciei meu blog tendo como inspiração o "Wine leaks" de sua autoria ... Claro que como não sou um especialista em vinhos como você, meus comentários e conteúdo vai ficar mais em experiências de um leigo no assunto ... mas com comidas, viagens e experiências gastro-etílicas...
    Vamos que vamos e obrigado pelo incentivo... ajude a divulgar...
    Abs...

    ResponderExcluir